Marte como planeta astrológico

Marte está associado com o físico, a guerra, daí a sua ligação ao metal ferro, matéria bruta pairando sobre a reflexão do espírito.

Todavia, hoje o símbolo modificou-se passando a ser um círculo por baixo de uma seta dirigida para cima para a direita, mostrando o lado impetuoso deste planeta, a sua ousadia nos propósitos e nas suas enérgicas iniciativas.

O planeta Marte foi em tempos remoto representado por uma cruz sobre um círculo, significando os 4 elementos, a terra, a matéria acima do espírito. Equivalendo portanto ao material, ao corpo o domínio sobre o espiritual.

Marte está associado com o físico, a guerra, daí a sua ligação ao metal ferro, matéria bruta pairando sobre a reflexão do espírito. Todavia, hoje o símbolo modificou-se passando a ser um círculo por baixo de uma seta dirigida para cima para a direita, mostrando o lado impetuoso deste planeta, a sua ousadia nos propósitos e nas suas enérgicas iniciativas.

Marte é como um impulso para o exterior, o desejo de experiência e de crescimento através da aventura. A competição, a rivalidade como senhor do confronto que é, encabeçam a postura deste planeta contrário.

Marte em Carneiro

Impõe-se directamente pela competitividade, denotando impaciência nos contactos relacionais. As inquietantes iniciativas de pioneirismo e a habilidade mecânica de impulso viril, destronam a possibilidade remota de cooperação.

Marte em Touro

Está em detrimento, o que quer dizer que o planeta tem de ter muito cuidado neste signo, afirmando-se por uma determinação persistente e firme muitas vezes, desejando tudo o que se relaciona com as posses materiais e sensitivas.

Marte em Gémeos

A acção é maleável e orientada para a comunicação através de grande variedade de habilidades mas a indecisão afecta todas as opções e o impulso sexual são influenciados por conversas ou imagens.

Marte em Caranguejo

Encontra-se em queda, o que significa que não se sente bem neste signo, onde a energia sexual é inibida por sentimentos e medos pois a acção é marcada pela sensibilidade  e pela timidez, necessitando de estar ligado às raízes e tradições para se sentir confortável.

Marte em Leão

A sua acção é pautada pelo dramatismo caloroso e irradiante, muitas vezes com sintomas de arrogância por necessitar de ser elogiado pelas façanhas levadas a cabo.

Marte em Virgem

Age em função do perfeccionismo a fim de alcaçar os desejos previamente planificados; analítica, obediente mas muitas vezes crítica até ao acanhamento.

Marte em Balança

Age de forma sociável, cooperando harmoniosamente através da conciliação das polaridades; o lado sensorial é influenciado pela estética e pela indecisão que dificulta as opções.

Marte em Escorpião

A acção é promovida por fortes desejos compulsivos e passionais, necessidade de transformar o poder emocional pela via do secretismo, porém, a ânsia de controlo total pode impedir as decisões mais importantes e a sua mais legítima expressão.

Marte em Sagitário

A acção é orientada pela honestidade e por uma enérgica filosofia idealista associada a uma estimulação física assente em propósitos aventureiros; anseio de auto-desenvolvimento.

Marte em Capricórnio

Encontra-se exaltado, significa que se sente bem consigo próprio posicionado neste signo e afirma-se cautelosa e peremptoriamente de forma disciplinada, perseguindo os desejos através de regras firmes e estáveis.

Marte em Aquário

A acção é levada a cabo de forma individualista e independente, assegurando a iniciativa com liberdade e originalidade; o desapego e a objectividade científica podem impedir o aprofundamento dos desejos.

Marte em Peixes

A acção está muitas vezes submetida à vulnerabilidade emocional, já que o impulso sexual é restringido pelas emoções fantasiosas; afirma-se com idealismo na senda da ajuda incondicional ao outro.