Saturno na astrologia
O Planeta Saturno na astrologia é composto por um semicírculo (Lua) debaixo de uma cruz (terra), a matéria representada pela cruz sobre a alma, as emoções da Lua, protótipo da terra, da solidez acima do sentimento.
O metal representativo de Saturno é o chumbo, o mais opaco de todos os metais, o oposto ao ouro, transmutar o chumbo em ouro eis a tarefa do alquimista, pois Saturno representa o último planeta, o mais afastado do Sol dentro do conjunto dos planetas vistos a olho nu, sendo igualmente o mais afastado da terra nessa mesma perspectiva.
Por isso reconhecido como o planeta do Intelecto, da Ciência, da Lógica, o da responsabilidade perante os outros e da nossa responsabilidade individual pela escolha que efectuamos ao longo da nossa vida.
Tudo isso passa por um processo de amadurecimento que é inerente à condição saturnina já que sendo Saturno o Senhor do Tempo, da Ordem e do Rigor, tem a incumbência de revelar maturidade antes da época normal de a adquirir. É velho e sabedor antes de tempo e tal estatuto é o corolário de uma inata disciplina que orienta a autoridade.
Saturno implica esforço e actividades restritivas quando no signo de Carneiro, ele encontra-se em queda, não se sente bem nessa postura e tenta preservar o “eu” através de um impulso determinado e de acções agressivas, porém, tudo isso pode ser impedido pelo medo ou pela excessiva restrição.
Saturno em Touro
Tende a preservar o “eu” através da produtividade permanente e no domínio dos bens materiais; necessidade de se focalizar nos valores tradicionais.
Saturno em Gémeos
Necessidade de confiar nos recursos mentais, adaptando-se às responsabilidades que podem, eventualmente, ser prejudicadas pelo excesso de interesses estimulados por uma mente inquieta; a capacidade de aprendizagem pode ser obliterada pelo cepticismo.
Saturno em Caranguejo
Encontra-se em detrimento, deve por isso procurar uma conduta cautelosa quando posicionado neste signo. Saturno procura preservar o “eu” através dos sentimentos e de uma profunda capacidade de nutrir, clarificando as raízes familiares; há um esforço acentuado para eliminar a influência do medo e da vulnerabilidade daí decorrente.
Saturno em Leão
Encontra-se em detrimento, também o planeta neste signo tem de ser parcimonioso, procurando preservar o “eu” através da criatividade, pela auto-expressão e afecto leal disciplinado.
Saturno em Virgem
A preservação do “eu” é feita pela faceta analítica e crítica que impele ao serviço com afinco; necessidade de esforço acentuado no trabalho.
Saturno em Balança
Está exaltado, sente-se muito bem no sítio onde está, a preservação do “eu” passa pela capacidade de se relacionar harmoniosamente e de forma conciliadora; o receio de se associar pode impedir o sentido de intimidade nas parcerias.
Saturno em Escorpião
A preservação do “eu” é feita através da restrição voluntária das paixões; a avidez de se auto-proteger emocionalmente pode dificultar as relações sociais.
Saturno em Sagitário
Defende o “eu” pela identificação com as crenças onde deposita a sua confiança plena; é receptivo aos deveres e às responsabilidades pelo facto de necessitar de forte disciplina mental, direccionada para grandes ideias e estruturas filosóficas.
Saturno em Capricórnio
Preserva o “eu” pela concretização dos objectivos pela via de um esforço disciplinado rumo à efectivação das ambições e de uma destacada posição social.
Saturno em Aquário defende o “eu” pelo empenho social em direcção a metas inovadoras e independentes, relacionadas sempre com a interacção social a fim de conferir estabilidade e sentido ao propósito da vida.
Saturno em Peixes
Preserva o “eu” pela procura de uma união ao Ser Supremo a fim de ultrapassar as limitações pessoais; fantasias ilusórias podem impedir a aceitação dos próprios deveres, levando à fuga das responsabilidades; a compaixão é expressa através do esforço disciplinado.